Voltar a Página Principal

EVENTO DISCUTIRÁ AMPLIAÇÃO DO ACESSO DE ALUNOS DE BAIXA RENDA AO ENSINO SUPERIOR E REUNIRÁ 300 UNIVERSITÁRIOS VOLUNTÁRIOS DE TODO O BRASIL

São Paulo - 17/09/23
Universitários voluntários de cursinhos de todas as regiões do país, vindos do Acre ao Rio Grande do Sul, já confirmaram presença no evento, que terá como foco a capacitação e a troca de experiências sobre Educação no Brasil: o Encontro Nacional de Cursinhos Universitários Populares (ENCUP17). Dentre as palestras já confirmadas para o evento estão a da ex-aluna de Harvard, Tábata Amaral, fundadora do Mapa Educação, e da psicóloga Sandra Betti, especialista em gestão de talentos, ligada ao empreendedorismo e ao Movimento Empresa Júnior no Brasil.

O evento contará ainda com painéis de debates, workshops, e, especialmente, discussões de casos de sucesso e dificuldades dos cursinhos no país – uma programação que será bastante enriquecedora para todos os presentes.

Para Rodolfo Carvalho, Diretor Financeiro do cursinho popular Arcadas Vestibulares, de São Paulo, que participou da primeira edição do ENCUP, o evento foi a melhor experiência de sua vida acadêmica. “Foi muito bom descobrir que tem outros cursinhos com as mesmas dificuldades que a gente, e que resolvem esses problemas de uma forma diferente”, diz Rodolfo.

Desde a primeira edição do encontro, que reuniu 140 voluntários em São Paulo, no ano passado, o chamado Movimento Universitário de Cursinhos cresceu exponencialmente e tem ajudado cada vez mais alunos de baixa renda a terem acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade. O encontro é organizado pela Brasil Cursinhos, ONG que trabalha junto com os cursinhos populares no país para garantir um duplo impacto na educação brasileira: alunos de baixa renda recebem a chance do acesso ao ensino superior, sendo preparados para vestibulares, enquanto universitários voluntários se desenvolvem em líderes que transformam a educação no país.

A missão da rede Brasil Cursinhos é catalisar e dar suporte para a transformação que os cursinhos já causam localmente, atingindo o país inteiro. “Recrutamos brasileiros espalhados pelo mundo todo para o nosso time de gestão nacional, focados em trabalhar pelos cursinhos e para os cursinhos populares. A ideia é atuar de forma análoga, por exemplo, à que a Brasil Júnior atua no Movimento Empresa Júnior, já consolidado no Brasil”, diz André Servaes, presidente e fundador da ONG.

O trabalho da Brasil Cursinhos vai além, é claro, do evento anual: cursinhos filiados recebem mentoria direta, e o conteúdo é desenvolvido juntamente com os cursinhos e para os cursinhos, sendo disponibilizado no site da iniciativa.

A rede, que hoje já conta com mais de 850 voluntários e mais de 2500 alunos diretamente impactados, pode ser contatada pelo próprio site, pelo Facebook, e pelo e-mail contato@brasilcursinhos.org

SERVIÇO

ENCUP 17: Encontro Nacional de Cursinhos Universitários Populares 2017

Data e Horário: Dias 23 e 24 de Setembro, das 9h às 18h.

Local: Unibes Cultural - São Paulo (SP)

Compra de Ingressos: http://www.sympla.com.br/encup-2017__160967

Mais informações sobre o evento: http://encup.brasilcursinhos.org


Atendimento à Imprensa:

Isabella Monteiro

isabella@mypress.com.br
(19) 3304-6622 | 9 7410-1620

Daniela Mattiaso
daniela@mypress.com.br
(19) 3304-4833 | 9 8291-9444

MyPress & Co. – Comunicação Corporativa