Voltar a Página Principal

FESTIVAL ATIVAÇÃO CRIATIVA, GRATUITO E ONLINE, OFERECERÁ CONTEÚDO PARA EMPREENDEDORES QUE PRECISAM SE REINVENTAR

São Paulo - Sp - 21/03/09
Projeto de capacitação acontecerá de 09 a 13 de março com atividades artísticas, convidados inspiradores e apresentações de cases pelas redes sociais

O empreendedorismo, que já vinha crescendo no Brasil e no mundo, ganhou novos atores durante a pandemia. Somente nos primeiros nove meses de 2020, o número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu 14,8% no País em relação ao mesmo período do ano anterior, chegando a 10,9 milhões de registros (dados da Agência Brasil).

Contudo, dessa vez, muitos empreendedores entraram nesse setor não por vocação, mas, por necessidade de sobrevivência por conta de uma taxa de 14,6% de desemprego registrada no penúltimo trimestre de 2020, marcando o terceiro recorde histórico consecutivo na economia (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE).

E essa necessidade não caminhou junto, necessariamente, da profissionalização para encarar o desafio de empreender. Essa nova forma de ganhar o pão de cada dia não se mostrou familiar para muitas pessoas. Por isso, a proposta do Festival Ativação Criativa é oferecer técnicas e estratégias de negócios aos empreendedores. Com curadoria de Cynthia Domenico e Heloísa Sobral, o evento online é gratuito e acontecerá de 09 a 13 de março de 2021 (terça-feira a sábado), das 20h às 21h20, 100% em ambiente online, com transmissão pelas redes sociais.

O Festival surgiu da oportunidade de disseminar conhecimento sobre empreendedorismo criativo, levando para a tela pessoas que se permitiram arriscar e inventar, com apresentações que visam a ativar e inspirar o empreendedorismo criativo, identificando as habilidades para se posicionar de forma a fazer o que gosta e ganhar dinheiro com isso, principalmente em tempos de pandemia, quando a reinvenção é mais do que necessária.

“O Festival é uma excelente oportunidade para democratizar gratuitamente o acesso às ferramentas e técnicas mais relevantes para o empreendedorismo criativo, prestando um serviço relevante, inspirador e urgente neste momento em que muitos profissionais têm que se reinventar”, conta Heloísa Sobral, curadora.

Na realização do Festival estão envolvidos diretamente 20 profissionais no desenvolvimento de conteúdo, na produção e direção, artistas e palestrantes, área de comunicação e marketing digital, assessoria de imprensa, técnicos para a plataforma online e suporte administrativo e financeiro.

Cynthia Domenico, curadora e apresentadora do Festival, artista e mentora de carreiras artísticas, especialista em ativação criativa, fala sobre a importância de fomentar o empreendedorismo.

“A temática do Festival Ativação Criativa é mais do que necessária no cenário atual. Não só pelos seus aspectos práticos, como também por romper inércias e limitações que impactam toda a população, estimulando as pessoas a refletir sobre novas possibilidades profissionais a partir de suas habilidades e a multiplicidade de opções que nem sempre é evidente”, explica a curadora.

Uma programação para ativar e inspirar – Os cinco dias de Festival serão abertos e apresentados por Cynthia Domenico, que falará de reflexões e exercícios para instrumentalizar o empreendedorismo criativo, com propostas de atividades que façam os projetos e ideias saírem do papel para o mundo real, porém, virtual (por enquanto).

A cada dia um artista convidado contará como aconteceu seu processo de aperfeiçoamento e reinvenção de carreira, além de fazer uma apresentação artística de seu trabalho.

No encerramento de cada noite, será aberta uma sala virtual com um facilitador do projeto, para que os participantes tirem dúvidas, compartilhem ideias e façam networking.

O conteúdo do evento foi pensado para atender a diferentes situações, por exemplo: a do profissional que é criativo, talentoso, mas não sabe como gerar renda a partir do seu trabalho artístico; ou aquele que tem muitas ideias e não consegue colocar nada em prática; para quem não sabe precificar seu trabalho; ou, ainda, para quem já está estabelecido no mercado e deseja uma melhor gestão da carreira; dentre tantas outras situações.

O primeiro dia do Festival, em 09 de março, abordará a criatividade como capital de maior valor do empreendedor, com Aula Magna de André Martinez sobre empreendedorismo e economia criativa. Martinez é fundador do Laboratório Sociocriativo, tendo recebido, em 2012, o Prêmio Economia Criativa, do Ministério da Cultura. No mesmo dia, a artista Júlia Barnabé, da Cia Tumateixa, de marionetes, contará como vem enfrentando a pandemia, já que sua turnê pela Europa e Brasil foi cancelada em 2020.

Em 10 de março, será a vez de falar sobre como usar o poder criativo a seu favor e adaptar seu negócio aos diferentes cenários que se apresentam. Guilherme Chiappetta, músico e produtor musical, criou o curso “Gravando em Casa”, durante a pandemia e contará sua experiência, além de fazer uma apresentação musical.

No dia 11 de março a pauta será a pausa como recurso, o ócio e como empreender de forma sustentável. O poeta Daniel Minchoni falará sobre o assunto e apresentará um videoarte pré-gravado.

O dia 12 de março será para falar de dinheiro. Como ganhar, precificar e mudar suas crenças a respeito do dinheiro. Os convidados serão Talita Bretas e Fernando Maiola, diretores do Museu da Dança, que criou diversos projetos virtuais de dança durante a pandemia, e a artista Vanessa Hassegawa que desenvolveu um curso de videodança e realizou uma obra coletiva com artistas de todo o País durante a quarentena. Os participantes também vão poder apreciar um pouco de dança online em vídeo pré-gravado.

O último dia do Festival, 13 de março, instigará a todos a pensarem sobre como colaborar socialmente e empreender com sua criatividade. O convidado Raphael Franco, artista plástico, sempre foi apaixonado pela marcenaria e pela música, tendo conseguido conciliar essa tríade em seu trabalho. O artista fará apresentação com o instrumento didgeridoo.

A programação completa e os perfis dos convidados estão disponíveis pelo site http://www.ativacaocriativa.com.br/festival. A transmissão acontecerá pelo canal do Festival no Youtube.

O Festival Ativação Criativa é uma iniciativa da Soma Realizações, viabilizado com recursos do edital Proaclab Aldir Blanc, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal.

SERVIÇO FESTIVAL ATIVAÇÃO CRIATIVA
De 09 a 13 de março de 2021 (terça-feira a sábado) - GRATUITO
Programação completa: http://www.ativacaocriativa.com.br/festival
Como assistir ao Festival: Pelo link do Festival no Youtube Ativação Criativa
Outras informações: ativacaocriativa@gmail.com, http://www.facebook.com/ativacaocriativa, Instagram: @ativacaocriativa

FICHA TÉCNICA
Curadoria: Cynthia Domenico e Heloísa Sobral
Apresentação: Cynthia Domenico
Produção Executiva: Markito Alonso
Convidados: André Martinez, Daniel Minchoni, Fernando Maiola, Guilherme Chiappetta, Júlia Barnabé, Raphael Franco, Rocio Walls, Talita Bretas, Vanessa Hassegawa
Classificação: Livre

Atendimento à imprensa
ACTA Comunicação Integrada
Cristiane Sampaio // Jornalista e Assessora de Imprensa
(11) 9 9834-0264 (WhatsApp) // (11) 4551-7958
contato@actacomunicacao.com.br
http://www.actacomunicacao.com.br