Voltar a Página Principal

ESPETÁCULO MEU MUNDO É ESTREIA DIA 13 DE MARÇO

Rio de Janeiro - 21/03/13
O projeto O Presente Encontro está acontecendo em um novo formato em asilos do Rio de Janeiro. O projeto de visitas continuadas, realizadas por palhaços especializados no trabalho com idosos, ganhou uma versão virtual. Um ator vestido de carteiro e devidamente paramentado com máscara descartável, face shield, spray de álcool 70 e figurino higienizado chega à instituição levando um tablet como correspondência e faz uma chamada de vídeo para o idoso. Do outro lado da linha, uma palhaça ou um palhaço fazem a conexão e buscam trabalhar o riso, a leveza, a presença e as memórias, buscando pequenos prazeres. O resultado dos encontros onlines está surpreendendo a equipe, que constata um retorno positivo dos internos. Além das visitas, o grupo de palhaços prepara uma peça online – Meu Mundo É.

Para que todos sejam conscientes da importância do trabalho com o idoso, o grupo realiza dentro do projeto “O Presente Encontro – Novas Presenças o espetáculo “Meu Mundo É”. A montagem, aberta ao público, acontece de 13 a 28 de março no Youtube no canal O Presente Encontro (https://cutt.ly/9kUMiyN).

A peça vai abordar temas pertinentes à velhice, tais como: a solidão, a sexualidade, a demência, a morte, além de colaborar da ampla divulgação do Estatuto do Idoso, que dispõe no Art. 3º. a obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, alimentação, cultura, esporte, lazer, trabalho, à cidadania, liberdade, dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

A montagem acontece inspirada nas visitas presenciais e virtuais realizadas em asilos de 2016 a 2020. O espetáculo baseia sua dramaturgia na experiência do convívio com os idosos registrados nos relatórios produzidos semanalmente pelos palhaços do projeto; memórias pessoais dos intérpretes, além de contos, poemas e músicas da era de ouro do rádio, compondo uma colcha de retalhos que reúne as linguagens do teatro, da palhaçaria, da contação de histórias, da música e do audiovisual.

A temporada online será de três semanas, aos sábados e domingos, totalizando seis apresentações nos dias 13 e 14, 20 e 21 e 27 e 28 de março. A peça contará com recursos de legendas e de áudio-descrição. O projeto foi selecionado pelo Prêmio" Projetos de fomento à todas as artes, através dos recursos e fundamentado na Lei Emergencial nº 14.017, de 29 de junho de 2020.

SERVIÇO:
O PRESENTE ENCONTRO - ESPETÁCULO MEU MUNDO É:
A montagem acontece inspirada nas visitas presenciais e virtuais realizadas em asilos de 2016 a 2020. O espetáculo baseia sua dramaturgia na experiência do convívio com os idosos registrados nos relatórios produzidos semanalmente pelos palhaços do projeto. Reúne as linguagens do teatro, da palhaçaria, da contação de histórias, da música e do audiovisual. A Temporada online será de três semanas, aos sábados e domingos, totalizando seis apresentações nos dias 13 e 14, 20 e 21 e 27 e 28 de março. A montagem, aberta ao público, acontece às 19hs no canal do Youtube do “O Presente Encontro” (https://cutt.ly/9kUMiyN).

Ficha técnica: Martha Paiva (Coordenadora, atriz e palhaça); Gabriel Sant’Anna (Ator e palhaço); Sérgio Kauffmann (Direção); Thiago Monte (Iluminação); Alice Cruz (Figurino e Adereços) e Carlos Marra (Produção).