Voltar a Página Principal

CURTÍSSIMAS: MOSTRA VIRTUAL RETRATA VISÃO ARTÍSTICA SOBRE OS EFEITOS DA PANDEMIA

Campinas - 21/04/16
As dificuldades relacionadas às restrições impostas pelas medidas de contenção da disseminação do coronavírus serviram de base à produção de “Curtíssimas”, primeira mostra em ambiente virtual do PoloAC. A estreia nacional será nesta sexta-feira (16), às 20h; o acesso às plataformas digitais será gratuito.
Esta mostra é resultado da pesquisa cênica desenvolvida pelo coletivo artístico do PoloAC em parceria com agentes culturais, como artistas, escritores, diretores teatrais e técnicos de espetáculos. “A intenção é estimular a produção de conteúdos inéditos e, consequentemente, contribuir para o aprimoramento das produções independentes”, disse o curador da mostra Anselmo Dequero.
Com vídeos curtos – com 50 segundos de duração –, a mostra pretende apresentar ao público a concepção de artistas sobre diversos temas relacionados à pandemia. “Nesta primeira edição, o coletivo artístico produziu 10 vídeos sobre os efeitos negativos da pandemia, da depressão à solidão”, comentou.
Anselmo Dequero explicou que é importante ouvir (e compreender) o que o artista tem a dizer sobre os problemas que o afetam diretamente. “A obra pode ser esclarecedora e ao mesmo tempo bastante parecida com a história de muitas pessoas que estão sofrendo caladas em suas casas. Os vídeos da mostra são curtos, mas suficientes para instigarem a reflexão do internauta”, garantiu.

Valorização
A Mostra Curtíssimas de Cinema pretende contribuir de forma efetiva ao incentivo cultural e à consequente valorização da produção teatral em vídeo. “As edições futuras deverão apresentar a visão dos artistas sobre outros temas que também afetam nossa conturbada e instigante sociedade”, finalizou o curador.

Estreia
A estreia nacional da primeira edição será nesta sexta-feira (16), às 18h. Todos os vídeos serão disponibilizados simultaneamente nos canais virtuais da Mostra Curtíssimas de Cinema. No elenco, estão Anselmo Dequero, Cleiton Carlos, Kate Dias, Lara Oliver, Milton Mariano e Renato Nunes. Para ter acesso às plataformas digitais, clique em Instagram (instagram.com/curtissimas_) e YouTube (PoloAC).