Voltar a Página Principal

ESPETÁCULO “UMA HISTÓRIA PARA ELISE” SERÁ APRESENTADO NO “MAIO CULTURAL” DE BRAGANÇA PAULISTA

Bragança Paulista - 21/05/29
A tragicomédia “Uma História para Elise” será apresentada no “Maio Cultural” promovido pela prefeitura de Bragança Paulista. Esta apresentação será no próximo sábado (29), às 20h, em ambiente virtual, com transmissão ao vivo pelo Facebook da administração municipal. O espetáculo irá encerrar a programação das artes cênicas elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Produção inédita do PoloAC Campinas, a montagem traz o comovente relato de três artistas da Boate da Rua XII sobre a violência policial; Albertina (Natasha Sahar), Bernardina (Lara Oliver) e Campesina (Kate Dias) precisam “inventar” uma desculpa para amenizar os atos de agressão que sempre resultavam em dores e muitos constrangimentos às artistas desta tradicional casa noturna.

O espetáculo descreve a investigação sobre o sumiço de uma das artistas da Boate da Rua XII, colocando em dúvida o depoimento de Albertina, Bernardina e Campesina, personagens coadjuvantes da casa noturna. “Este espetáculo é resultado de um trabalho de pesquisa cênica que teve como tema central o preconceito contra artistas LGBTs”, disse o autor e diretor Anselmo Dequero.

“Uma História para Elise” descreve parte do cotidiano vivenciado por artistas – duas delas transexuais – de uma boate cujo mistério em relação ao desaparecimento da principal personagem revela a hostilidade e a violência praticadas por um oficial de Justiça. “Antero da Redenção buscava por respostas, mas ignorava o cuidado e o devido respeito às profissionais da boate”, complementou.


Para assistir, clique em: https://www.facebook.com/prefeituradebragancapaulista
Sábado (29), às 20h.


Elenco
A montagem do espetáculo reúne as atrizes transexuais Kate Dias – Conservatório Carlos Gomes, em Campinas/SP –, Lara Oliver – formação em teatro burlesco por escolas de arte dramática de Paris – e a drag queen Natasha Sahar, referência no cenário LGBTQI+ no país. “Além do talento, todas conhecem a realidade do cenário artístico retratado pelo espetáculo”, disse Anselmo Dequero.

Para o autor e diretor, a experiência profissional destas artistas pode ser considerada um diferencial na montagem de “Uma História para Elise”. “Na prática, todas trabalham ou já trabalharam em casas e boates destinadas ao público LGBTQI+ do Brasil e exterior. Por isso, trazem, além de toda disposição artística, bagagem para falar sobre os percalços desta linda profissão”, finalizou.


Maio Cultural
O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da prefeitura de Bragança Paulista. Além das apresentações de teatro, o “Maio Cultural” também oferece à comunidade apresentações musicais, oficinas e workshops. Em atendimento às normas estabelecidas em razão da pandemia do coronavírus, toda a programação está sendo realizada em ambiente virtual.