Voltar a Página Principal

VI EDIÇÃO DO ENEB AGITA A CENA LITERÁRIA BAIANA

Salvador - 23/11/17

(Atracção internacional escritora e jornalista angolana Mwana Áfrika)

A sexta edição do Encontro de Escritores Baianos terá lugar no Centro Cultural Casa de Angola na Bahia (Praça dos Veteranos, 5 – Barroquinha), nos dias 17 e 18 de Novembro (sexta-feira e sábado). O evento tem a realização da UBESC – União Baiana de Escritores e tem a curadoria do jornalista, escritor e editor brasileiro Roberto Leal. O ENEB tem como objectivo buscar a integração, o intercâmbio e a discussão em torno das dificuldades encontradas por escritores independentes na elaboração das suas obras, além de debater a escassez de apoio cultural para a realização de eventos literários e a falta de políticas públicas específicas de promoção do livro e de autores baianos. A ideia do encontro surgiu em 2010, quando em Setembro, foi realizado sua primeira edição.

A abertura do encontro será no dia 17, às 09h, com um Coffee break para os participantes. O encontro é destinado a escritores, poetas, editores, leitores, estudantes, professores e público interessado. Nessa edição será homenageado o saudoso professor, jornalista, escritor e pensador Germano Machado, que será lembrado na fala do poeta Elizeu Moreira Paranaguá e em gravura do artista plástico angolano Elias Jamba Samjelembi, que da rosto ao ENEB.

O evento terá na sua programação: Palestras; lançamento de livros; exposição e vendas de obras de escritores baianos; teremos uma Edição do “Sarau do Agdá”; bate-papo com escritores convidados; entrevistas e muito mais Literatura & Letras. E na estreia do “Momento Anajara’, a fonoaudióloga e poeta Anajara Tavares aparecerá nos intervalos, a recitar poesias e poemas, de autores presentes.

Entre os temas de palestras estão: “Literatura Negra: a voz que atravessa Literatura brasileira”. Ministrada pela professora de Letramento Racial, critica literária e poeta Jovina Souza, autora de “O Levante da Fênix” e “P/ O Homem da Rua K”, Editora Òmnira/Angola-África e Editora Dikebrada/BA, ambos 2023. A Trilha do Medo, A Trilha da Cura: A Literatura de horror de autoria negra feminina na Bahia, uma leitura de Jovina Souza e Hildália Fernandes. Palestra da professora e escritora Margarete Carvalho autora de “Alma Cativa” Editora Òmnira/Angola-África, 2ª Edição 2023.

Serão lançados os livros: “A Casa do Mistério ou A Casa do Renascimento” e “Babá Alapalá, Caminhos e Encantos\" Ed. Mayamba/Angola e Ed. Segundo Selo/BA, ambos 2023, do pesquisador e professor da UNEB - Universidade do Estado da Bahia, Gildeci Leite. E “Por Exemplo o que a História ainda não contou”, da escritora, jornalista e apresentadora de TV, a angolana Mwana Áfrika, pela africana Editora ÁFRIKA/2023. A obra tem prefácio do jornalista e poeta angolano José Luís Mendonça, foi apadrinhada pelo músico angolano Bonga Kwenda e patrocinada pela Fundação Isaías Trindade.

Coquetel de encerramento na Área Verde da Casa de Angola, com a atração musical, o jovem cantor cachoeirano Mil Vini\'s, ele que interpretará sucessos autorais , dentre elas, as preferidas do seu público: “20 de Janeiro”, “Canceriana” e “Fazer o quê?”. Como também interpretará grandes sucessos da música regional do Recôncavo baiano.

Estão confirmadas também as presenças de nomes como: Jornalista e escritor Carlos Souza; escritor Alberto Peixoto (Feira de Santana/BA); Poeta Baco Figueiredo (Boquira/BA); Cordelista Luiz Natividade (Barraca do Cordel); Poeta Francisco Piedade, Poeta Lucas de Matos, Escritora e pesquisadora Neuza de Brito Carneiro (Academia de Letras e Artes de Feira de Santana) e a Poeta Dejanira Rainha (Biblioteca Afro-Indígena Meninas do Subúrbio) dentre muitos outros. Mais informações: 71 98736 9778 (WhatsApp) ou ainda ubesc2013@yahoo.com.br