Voltar a Página Principal

AASP REALIZA O I SIMPÓSIO AASP – ESPERANÇA GARCIA E LUIZ GAMA, EM 24 DE NOVEMBRO

São Paulo - 23/11/24
O evento gratuito contará com renomados juristas da advocacia negra, que irão debater temas como representatividade, reforma tributária e o comércio exterior, importância das ferramentas de combate ao racismo, entre outros temas. As vagas são limitadas

No ano em que a AASP - Associação dos Advogados comemora seu 80º aniversário será realizado o I Simpósio AASP – Esperança Garcia e Luiz Gama. Evento pioneiro, tem como objetivo destacar a contribuição dos juristas renomados dentro da advocacia negra em suas áreas de especialização e promover a igualdade no campo jurídico.

O Simpósio será em 24 de novembro, sexta-feira, no formato presencial, na Rua Álvares Penteado, 151 - Centro - São Paulo/SP, com início às 9h (horário de Brasília-DF). As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Para participar, é necessário realizar a inscrição por meio do link: https://cursosonline.aasp.org.br/curso/i-simposio-aasp-esperanca-garcia-e-luiz-gama-46732


A abertura será com a mesa de discussão \"35 anos da Constituição de 1988: Princípio da Igualdade e a Participação de Mulheres Negras nos Espaços Decisórios\", liderada por Edilene Lôbo, Ministra Substituta do TSE, figura proeminente dedicada à ampliação e proteção dos espaços de participação política da mulher negra e outros grupos minorizados.

Dentre os tópicos em destaque, a 1ª mesa, focada em Direito Tributário, discutirá a Reforma Tributária e suas implicações no comércio exterior. Já a relevância das ferramentas de combate ao racismo será o cerne da 2ª mesa, com José Vicente, pós-doutor pela FEA/USP e fundador/reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, e Eunice Prudente, secretária municipal de Justiça de São Paulo, destacando questões cruciais.

A última mesa, sobre Representatividade Negra, oferecerá uma visão profunda sobre a representação negra nos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, com Vera Lúcia Santana Araújo, advogada e ativista, e discutirá a eficácia das convenções internacionais de combate ao racismo no Brasil, com Lucineia Rosa dos Santos, advogada e professora da PUC-SP.

O encerramento será marcado por uma discussão sobre o papel fundamental do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo e da Coordenadoria de Políticas para a População Negra no combate à discriminação racial no Estado de São Paulo, com a participação de Robson Silva Ferreira, coordenador de Políticas para População Negra do Estado de São Paulo, e Benedito Gonçalves, ministro do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal Superior Eleitoral, mediada por Flávia Fornaciari Dórea, diretora cultural da AASP.


“Assumi como conselheira suplente da AASP no início desse ano com o compromisso de colocar em prática a pauta racial. Fizemos o “julho das pretas” e, diante do sucesso, entendemos ser necessário e fundamental termos o nosso novembro. Assim, surgiu o Simpósio, que vem para reafirmar o nosso compromisso com a advocacia e comunidade. Desenhamos as mesas, os nomes dos palestrantes e mediadores todos de acordo com a potência da nossa instituição. Esperamos que esse seja o primeiro de muitos e contamos com a presença de todos e todas”, explica Patrícia Anastácio, conselheira suplente da AASP.

Mais do que um compromisso da AASP com seus associados e toda a comunidade jurídica, é um evento que evoca a igualdade e a promoção da diversidade em todas as áreas do direito.



SERVIÇO
I Simpósio AASP – Esperança Garcia e Luiz Gama
Quando: 24/11 (sexta-feira)
Formato: Presencial
Horário: 9h (horário de Brasília-DF)
Carga horária: 8 horas
Inscrições: https://cursosonline.aasp.org.br/curso/i-simposio-aasp-esperanca-garcia-e-luiz-gama-46732

Vagas Limitadas
Evento Gratuito

Local de Realização
Rua Álvares Penteado, 151 - Centro - São Paulo/SP