Voltar a Página Principal

FESTIVAL DE VELAS DE MARAGOGI CONFIRMA FINALISTAS DAS REGATAS E ORGANIZA PROGRAMAÇÃO PARA O ÚLTIMO DIA DE EVENTO, DE OLHO NO PRINCIPAL PROTAGONISTA: O VENTO

Maragogi - 23/11/29
Sabe qual é a informação mais importante durante o Festival de Maragogi, além da infraestrutura, organização, suporte, alimentação, topografia plana e o oceano aberto, disponíveis com qualidade para os competidores? O Vento! Sim, isso mesmo! Ele é, sem dúvida, o principal protagonista do Festival de Velas. Sem as condições ideais para a realização das provas, muitos ajustes foram feitos no decorrer dos dias para a melhor performance das regatas.

Logo pela manhã nos grupos de competidores a principal informação era: aferição do vento agora 6 a 8 nós, ou 4 e 7 nós, direção 145o – difícil de saber o que significa para os simples mortais, mas para os velejadores aponta e determina quem iria ou não para a água.

Todos os dias pela manhã são realizadas reuniões de ajustes e mapa de percurso. Esse mapa orienta os locais obrigatórios que os velejadores precisam fazer para cumprir com as regras de suas modalidades.

No sábado ocorreram as regatas de Fórmula Foil e IQ Foil, Windsurf, FE, Slalon e Raceborad, Kite Surf, Wing Foil.

Na esperada Long Distance - que contará com pontuação dobrada para várias disciplinas – a largada foi no Domingo, no Caminho de Moisés, com chegada em Croas. Seis boias indicavam os pontos de largada e de chegada. Os competidores percorreram cerca de 10 quilômetros.

No Domingo também foram para a água os competidores de Formula Foil, IQFoil, Wind, FE e Raceboard na Raia Antuninna. Já na Raia Camurim competiram as categorias Wing e Slalon.

Enquanto os competidores se dedicavam para ter a melhor performance, em terra, as atividades também foram incríveis. O espaço Sustentabilidade recebeu alunos de escolas públicas e crianças que visitaram o local, para várias atividades de lazer, incluindo educação socioambiental.

Na segunda-feira, logo pela manhã, por exemplo, ocorreu o Torneio de Futevôlei e Futmesa escolar, com a Associação Coração Valente e Vozes do Oceano. As regatas tiveram início às 9h e o Samba do Matuto se apresentou novamente e a tarde foi a vez de Matos Mendonça participar.

Hoje, terça-feira, 28/11, todas as modalidades estiveram na água, seguindo os mesmos procedimentos dos dias anteriores. E na parte da manhã ocorreu novamente o torneio de Futvôlei e Futmesa Escolar. Foi às 9h o início das Regatas - o vento estava com o pico de 14 nós na rajada.

Campeões brasileiros e mulheres
O evento conta com cerca de 15 mulheres competindo nas mais variadas categorias. Elas estão muito bem representadas por duas estrelas: Bruna Martinelli, que representou o Brasil nos Jogos Panamericanos no Chile e Margarida Gil que veio de Portugal.

Os atletas brasileiros em destaque desta edição são: Leonardo Mulim Rebello; Bruna Martinelli; Dudu Mazzocato; Ricardo Rosetti Conde; Christina Elisabeth Fischer Mattoso Maia Forte; Guilherme Plentz; Jean Carlos Franklin Rocha; Ricardo Winicki (Bimba); Paula Newlands; Carlos Alberto Isaac (Anjinho); Mateus Isaac e Marcelo Lacerda.

O evento é resultado da iniciativa de um esportista visionário e empresário local - Marcelo Lacerda - que trabalha para que a região se torne um grande polo do esporte no país. Além de ser um legitimo entusiasta e também praticamente da Vela, Marcelo também investe no turismo de Maragogi, atuando como defensor da natureza local e contando com o envolvimento da comunidade em todos os seus projetos. Ele começou tarde no esporte. Hoje aos 74 anos ainda veleja, e se dedica ao esporte há 40 anos. Seu sonho está se realizando por conseguir manter o Festival de Velas de Maragogi no calendário de eventos de Burgalhau, contando com o apoio da Prefeitura, da Secretaria de Turismo do Município e do Governo do Estado.

Organizado pela Associação Brasileira de Windsurf (ABWS), o Festival conta com o apoio da Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, da Prefeitura Municipal e Secretaria de Turismo de Alagoas e do Governo do Estado. A expectativa é que o Festival movimente cerca de R$ 5 milhões, beneficiando principalmente o setor hoteleiro.
Site Oficial - https://festivaldevelasmaragogi.com.br/
Insta - @festivaldevelasdemaragogi